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Dicionário de Marketing

A – C :: D – I :: J – O :: P – Z

P-Z

Pesquisa de mercado:

Estudos feitos junto aos clientes e ao mercado buscando informações relevantes para a atuação do marketing.
Planejamento de portfólio:
O processo feito para se atacar um segmento ou o mercado através de um conjunto de ofertas, avaliado sob o ponto de vista da satisfação dos clientes, do nível de concorrência, da participação no mercado ou segmento. Visa também a alocação de recursos dadas as diferentes contribuições dos componentes do portfólio. 
Planejamento estratégico:


O processo dinâmico de alocação de recursos compatibilizando as oportunidades de mercado, os objetivos e as capacidades da organização.
Plano de marketing:

Planejamento feito periodicamente onde se analisa os diversos ambientes do marketing (auditoria de marketing) e se estabelece objetivos e estratégias de produto (composto) e mercado (participação).
Portfólio:

Conjunto de produtos, serviços oferecidos por uma empresa a um mercado ou a segmentos deste.

Posicionamento:

A percepção que o cliente tem, ou se quer que tenha, de uma determinada marca, empresa, produto ou serviço frente aos concorrentes.
Potencial de mercado:

A máxima demanda possível entre os clientes de um segmento ou de um mercado; previsão numérica do número de clientes potenciais em um determinado mercado ou segmento deste mercado.

Produto: 

Um bem tangível, por exemplo: um automóvel, um video-cassete, um lápis, um sabonete.

Ps do marketing

Os 4Ps são os mais conhecidos: Produto, Preço, Promoção e Praça. Na área de serviços já se fala em 8Ps, incluindo além dos 4 já conhecidos, o Posicionamento, as Parcerias, as Pessoas e os Processos.Qualidade:

É a conformidade aos requisitos. Requisitos são características:

a) desejadas pelos clientes;
b) obrigatórias pela legislação;
c) necessárias à empresa;
d) necessárias aos empregados.
                                                  (Philip Crosby)Segmentação a posteriori:

Subdivisão do mercado em segmentos onde variáveis que levam à discriminação dos segmentos somente são conhecidas depois do processamento das informações.

Segmentação a priori:

Subdivisão do mercado em segmentos de acordo com variáveis previamente conhecidas.

Segmentação de mercado:

Processo de subdividir o mercado em subconjuntos distintos de clientes que se comportam da mesma maneira, tem necessidades ou características semelhantes.

Segmentação demográfica:
Divisão de mercado onde se leva em consideração as variáveis demográficas.

Segmentação por benefícios:
Processo de agrupamento de clientes, a posteriori, no qual cada participante de um segmento compartilha características comuns no que se refere aos benefícios procurados.

Segmentação psicográfica:

Divisão de mercado onde se leva em conta classes sociais, estilo de vida, e características de personalidade.

Segmento de mercado:

Grupo de clientes que possuem características comuns, definidas nos critérios de segmentação.
Serviço:

Um bem intangível, que não se tem posse, por exemplo: uma consulta médica, uma vivência num parque temático, o trabalho de uma baby sitter.

SWOT

Ver FFOA

Trade MarketingÉ o marketing feito junto aos canais de distribuição visando estabelecer parceria e relações amistosas, pois as relaçòes entre os fabricantes e as grandes lojas ou supermercados estavam ficando “deterioradas”. Este é um conceito que surgiu no início dos anos 90.
Valor:

Benefício obtido como resultado da utilização e das experiências vividas com um produto ou serviço. É a percepção do cliente e das demais partes interessadas sobre o grau de atendimento das suas necessidades, considerando-se as características e atributos do produto, seu preço, a facilidade de aquisição, de manutenção e de uso, ao longo de todo seu ciclo de vida.

As organizações buscam criar e entregar valor para todas as partes interessadas. Isto requer um balanceamento do valor na percepção dos clientes, acionistas, da força de trabalho e da sociedade.

(Critérios de Excelência 2004 do Prêmio Nacional da Qualidade)Vantagem competitiva:

Atributo ou característica oferecida aos clientes que apresenta diferencial superior de valor, sob o ponto de vista do cliente, sobre a oferta dos concorrentes. É conhecido também por diferencial ou diferencial competitivo.

Leia:

VANTAGEM COMPETITIVA: O Que E Como?